Criada em 03 de junho de 1967 com o nome de Associação de Proteção à Maternidade, Infância Paulo VI, funcionando em parceria com o antigo Hospital Infantil Getúlio Vargas em Ponta Grossa, tornou-se em 02 de agosto de 2010 a hoje conhecida APMIF - Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família João e Maria.


Passando a funcionar no Hospital Infantil Prefeito João Vargas de Oliveira tinha como objetivo tornar o serviço hospitalar de excelência, contribuindo com a educação das mães e oportunizando a conquista de habilidades para cuidarem de seus filhos.
Sempre buscou ajuda às crianças, aliviando suas dores e angústias, trazendo sorrisos durante seu restabelecimento. Objetivo sempre foi possibilitar às famílias conhecimentos básicos sobre saúde, doenças, cuidados com os pacientes e posterior aplicação em suas comunidades, através de cursos de humanização e sensibilização com as mães.
A ideia do nome "João e Maria" nasceu de um concurso entre as crianças internadas para obter uma logomarca para a APMIF.
O desenho e a denominação João e Maria escolhido, foi da menina Karoline Cristina Barbosa de Jesus, de nove anos, que infelizmente já não está entre nós.
Atualmente com sede à Rua 7 de Setembro, 515 no centro de Ponta Grossa, as voluntárias - autodenominadas "Formigarras" - promovem durante o ano diversas atividades, mantendo bazar permanente de roupas usadas e semi-novas, visando a arrecadação de fundos para continuar seus trabalhos junto à comunidade e organizando eventos como a já tradicional "Tarde das Tortas", no mês de maio, para comemorar o "Dia Internacional da Família" (dia 15), entre outros eventos.
Hoje a APMIF João Maria faz parte da UNAPMIF - União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade, Infância e Família e entidades afins. Também está vinculada à WFO - World Family Organization (Organização Mundial da Família) criada em 1947 pela ONU - Organização das Nações Unidas para atender as famílias no pós-guerra).


 

Onde Estamos